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    A pandemia forçou empresas dos mais diversos nich A pandemia forçou empresas dos mais diversos nichos e tamanhos a se adaptarem ao home office. Algumas o deixaram de lado assim que puderam retomar o trabalho presencial; outras planejam manter o modelo permanentemente, como regra ou em um formato híbrido.

Em março, a publicação da MP nº 927 flexibilizou a alteração do regime de trabalho presencial "para o teletrabalho, o trabalho remoto ou outro tipo de trabalho a distância". Mas a Medida Provisória perdeu a validade no final de julho, trazendo de volta as regras originais da CLT sobre o modelo.

Matéria completa na Bio.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
    Foi publicada a versão 6.0.9 do programa da ECF c Foi publicada a versão 6.0.9 do programa da ECF com as seguintes atualizações:

1 - Melhorias no desempenho das validações do programa, com a consequente redução do tempo de validação.

2 - Melhorias na execução do algoritmo de recuperação da ECD, com a consequente redução do tempo de recuperação dos dados da ECD.

OBS: A versão 6.0.8 também poderá ser utilizada para a transmissão dos arquivos da ECF.
    Os Microempreendedores Individuais (MEI), as micro Os Microempreendedores Individuais (MEI), as micro e pequenas empresas têm acesso, a partir de segunda-feira (28/09), à primeira parcela de R$ 5 bilhões do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito na modalidade de garantia de recebíveis (Peac-Maquininhas).

O programa facilita o acesso ao crédito para pequenos negócios, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, durante a pandemia de covid-19.

A liberação foi possível depois que o Conselho Monetário Nacional (CMN) ampliou, na semana passada, o escopo e o prazo para as instituições financeiras reduzirem o provisionamento (reserva) de recursos em caixa nas operações de crédito com recursos de programas federais.

Fonte: Diário do Comércio

Matéria completa na Bio.
    Um levantamento da Federação Brasileira de Banco Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou o crescimento de tentativas de fraudes financeiras contra os brasileiros durante a pandemia de Covid-19.

Neste período, as instituições registraram aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing - que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos.

O golpe do falso motoboy, em que é oferecido o serviço para recolher o cartão na casa da pessoa, teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Já os golpes do falso funcionário e falsas centrais telefônica cresceram 70%.

Além disso, mensagens com ofertas atrativas, clonagem de contas de WhatsApp e avisos para que as pessoas recadastrem urgentemente seus dados junto a uma instituição são algumas das situações usadas para os golpes.

Segundo a Febraban, no período da quarentena houve ainda alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos, o que resultou em uma campanha de alerta com o apoio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e do Banco Central.

"Queremos contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção a fraudes e do uso seguro dos canais digitais no país", disse Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Alerta

O diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, alerta que os dados pessoais do cliente jamais são solicitados ativamente pelas instituições financeiras e que, caso haja dúvida, o consumidor deve procurar seu banco para ter esclarecimentos.

"Seja pelo telefone, por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, o fraudador solicita dados pessoais do cliente, como números de cartões e senhas, em troca de algo, ou ainda induz o usuário a ter medo de alguma situação", disse Volpini.

Segundo a federação, atualmente 70% das fraudes estão vinculadas à engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões para os fraudadores.

Fonte: Agência Brasil
    A criptografia é utilizada ao enviarmos mensagens A criptografia é utilizada ao enviarmos mensagens no Whatsapp e Telegram, seja ela confidencial ou não. Deste modo, apenas nosso destinatário consegue abrir esta mensagem.

Você já deve estar cansado de ouvir que nossos dados são valiosos. Diante disso, as grandes empresas de tecnologia têm o poder de influenciar nossas vidas. Entretanto, a internet é aberta, portanto toda informação fica disponível para indivíduos, organizações e governos.

Se o cenário parece assustador, seria ainda mais caso a criptografia não existisse. Nesse sentido, serve para proteger nossa privacidade.

O que é criptografia?

A criptografia é uma técnica para comunicação segura, onde a informação transmitida é transformada em um código. Essa mensagem criptografada só consegue ser aberta por quem possuir a senha correta. Somente desta maneira é possível decodificar a mensagem.

No império romano, Júlio César utilizava formas primitivas de criptografia para esconder suas táticas militares. Esta estratégia também foi utilizada na Segunda Guerra Mundial, embora utilizando máquinas e modelos matemáticos mais complexos. Ou seja, não se trata de uma invenção recente.

Onde a criptografia é utilizada?

Quando passamos nosso cartão de crédito no posto de gasolina, a maquininha recebe uma mensagem criptografada do cartão. Em seguida, envia outra mensagem criptografada ao banco que autoriza o crédito.

As conversas de vídeo no Zoom ou Google Meet também são criptografadas. Quando ligamos nossos fones de ouvido bluetooth, somente estes dispositivos tem acesso ao nosso celular. O motivo? A informação enviada aos fones é criptografada.

A criptografia do Bitcoin e criptomoedas é a mesma utilizada por bancos, governos e grandes empresas. De fato, buscam proteger dados e informações.

Fonte: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços
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